Por uma infância mais feliz


Meninas vítimas de abuso sexual.

As crianças e os adolescentes são especialmente afetados pela violência. Mesmo com os esforços do governo brasileiro e da sociedade em geral para enfrentar o problema, as estatísticas ainda apontam um cenário desolador em relação à violência contra crianças e adolescentes. A cada dia, 129 casos de violência psicológica e física, incluindo a sexual, e negligência contra crianças e adolescentes são reportados, em média, ao Disque Denúncia 100. Isso quer dizer que, a cada hora, cinco casos de violência contra meninas e meninos são registrados no País. Esse quadro pode ser ainda mais grave se levarmos em consideração que muitos desses crimes nunca chegam a ser denunciados. Por essa razão, nos propomos a ajudar a erradicar a violência sexual da vida dessas meninas. Não podemos ser coniventes com essa selvageria que tornam as crianças mais um número nas estatísticas do abuso sexual infantil.

Buscamos ações com o objetivo de oferecer apoio psicossocial; incentivar a inclusão social; apoiar o fortalecimento do vínculo afetivo familiar; combater a violência infantil, o abandono familiar e a marginalização da criança e da adolescente.

Visitamos as famílias a serem beneficiadas, procurando conhecer a realidade e os problemas vividos pelo núcleo familiar. Promovemos encontros familiares estimulando a troca de experiência e o fortalecimento dos vínculos afetivos. Oferecemos atendimento psicológico para as crianças vítimas de violência sexual e custeamos tratamento médico, sempre que necessário. Realizamos oficinas de geração de renda e o acompanhamento sócio-assistencial das famílias atendidas. Quando necessário, buscamos família substituta que acolha a criança e a adolescente em situação de vulnerabilidade social.

A seleção dos beneficiários é através de busca ativa, demanda espontânea, articulando-se com a rede social.